Devo remover todo o processamento do meu mixbus antes de mandar para a masterização?

Fili Filizzola
October 7, 2025

Remover todo o processamento do mixbus pode fazer com que a sua mix simplesmente desmorone.

As decisões que você tomou no mixbus, eu gostaria de acreditar, foram feitas com intenção e propósito. O artista e a equipe aprovaram essa mix.

Quando a mix é boa (ou ótima), uma master que se afasta demais dela geralmente não é aprovada — e, sinceramente, não faz sentido que seja. Eu acredito que adaptar a masterização à mix final aprovada, com toda a vibe e processamento que ela já tem, é muito melhor para o resultado final.

Em vez de remover o processamento, uma opção seria exportar uma versão da mix que seja menos limitada— o que chamamos de “LL” (less limited). Nessa mix “LL”, você pode chegar no mixbus com cerca de 2 ou 3 dB a menos de ganho do que na versão aprovada. Assim, você mantém a vibe e a essência da mix, mas dá ao engenheiro de masterização um pouco mais de espaço para trabalhar.

Outra opção: se no seu limiter final você estiver aplicando mais de 3 dB de ganho, basta reduzi-lo em 2 ou 3 dB para que o sinal não bata tão forte.

Nosso objetivo aqui é preservar a essência daquela mix incrível que a equipe aprovou, e seguir a partir daí.

Outros posts
Arte

Como Se Mudar Para Uma Cidade Grande (Como Los Angeles) Sem Conhecer Ninguém

Dicas de como dar esse passo assustador, mas potencialmente transformador para sua vida e carreira
Fili Filizzola
October 7, 2025
Read more →
Arte

O "Overthinking", ou "Excesso de Pensamento" Está Matando a Sua Arte

Deixe a “paralisia por análise” para as horas de prática. Quando você está performando, todo esse barulho mental precisa desaparecer para que o estado de "flow" aconteça
Fili Filizzola
October 7, 2025
Read more →